WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.07.04.jpeg

Como os retratos de família constroem narrativas?

"Um retrato de família pode ser o registro de personagens de uma história ou pode ser uma história com esses  personagens? Ou Será que pode ser tudo isso?
Na visão de duas artistas da fotografia, o que pode representar um retrato de família."

gerson turelly.jpg

Gerson Turelly, Porto Alegre

    Fotógrafo profissional e professor de fotografia desde 2002.
Ministra cursos básicos e avançados de fotografia e é Coordenador da Comissão de Ensino do Fotoclube Porto-alegrense. Já participou de várias exposições individuais e coletivas e foi premiado em diversos concursos fotográficos nacionais e internacionais. Atua principalmente na área da fotografia social e corporativa e de retratos. Desenvolve estudos sobre a história da Fotografia e sobre sua intersecção com as ciências e outras artes.

Convidada_Eliane Heuser.JPG

Eliane Heuser
 

   Sou natural de Porto Alegre, bióloga por formação, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFRGS. Nesta área, de 1994 a 2010, atuei como professora na PUCRS .
  Desde a década de 70, tenho experiência com a Fotografia, inclusive em minha área de atuação científica.
  Por alguns anos, me dediquei ao ensino de Fotografia da Natureza. Sou especializada em Fotografia pelo Centro de Fotografia da ESPM, Porto Alegre, em 2011.
  De 2014 a 2020, participei do Grupo de Estudos em Fotografia do Barraco Cultural, coordenado pelos fotógrafos Tiago Coelho e Marco Antonio Filho.
  Participei de várias exposições coletivas e individuais. Entre meus projetos, Betty e eu, um trabalho de resgate de arquivo, foi exposto em:

 

-Seção de Projeções do 9o FestFotoPoa (2016),

-Encontros da Imagem, em Braga,
-Portugal (setembro de 2016),

-Outono do Museo Municipal de Ourense, na Espanha (novembro de 2016),
-Fotogalería Ciudad Vieja, do Centro de
-Fotografia de Montevideo, Uruguai (agosto a outubro de
2019). Deste trabalho também resultou um livro, que, em
2016, foi finalista na FELIFA - Feira de Livros de Fotos de
Autor, Buenos Aires, Argentina, e, em 2020, foi publicado
pela Austral Edições de Porto Alegre.

 

Instagram: @eliheu
Site: http://eliane.heuser.pro.br/portfolio

Fifi Tong.jpeg

Sobre Fifi Tong - Passo Fundo, RS

  Começou a fotografar aos 17 anos e logo no primeiro ano, venceu o concurso, Criança Sem Fronteiras, na categoria Amador, em Porto Alegre.

   Em 1980, aos 18 anos, ingressou no Art Center College of Design, em Pasadena, Califórnia, onde se graduou com o titulo de B.F.A em fotografia.

   Iniciou sua carreira de fotógrafa, trabalhando em Los Angeles. Trabalhou em Milão, como free lancer e também em estúdios de grandes agências brasileiras como a DPZ e W/Brasil. Desde 1992 trabalha em estúdio próprio.

   Em 2009, publicou Origem – Retratos de Famílias no Brasil (Terra Virgem),  com exposição homônima no Memorial do Imigrante, em São Paulo, com curadoria de Diógenes Moura.

   Em 2010, participou da mostra coletiva Eternal Feminine Plural, na Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. 

   Entre 2009 e 2012, exibiu Origem em nove exposições individuais no Brasil e no exterior, entre elas, no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires,  e no Museo de Arte Contemporâneo, em Salta, Argentina.

   Em 2010, o livro Origem, foi premiado em terceiro lugar, no International Photography Awards na categoria Livro do Ano.

   Em abril de 2012 expõs  imagens da série Um Lugar Só Seu, no Espaço de Arte Trio, em São Paulo, com curadoria de Carolina Magano Prado.

   Nesse mesmo ano, participou do XVII Encuentros Abiertos, no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, com a individual O Tempo está Passando, série de retratos que documenta pessoas com mais de cem anos.

   Ainda em 2012, participa da coletiva O Mais Parecido Possível – O Retrato, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria de Diógenes Moura.

   Selecionada pelo Programa Cultural das Empresas Eletrobrás 2013, expõe,Origem, no Espaço Furnas Cultural, no Rio de Janeiro.

   Em outubro de 2013, faz parte da coletiva Jornada da Longevidade Arte e Cultura, com a exposição Entretempos: memória, com texto de Simonetta Persichetti.

   Em julho de 2015, exibiu Origem, no Centro Cultural Correios em Salvador, com patrocínio dos Correios.

   Em outubro de 2016, exibiu Origem no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS.

Fifi Tong 

www.fifitong.com.br

@fifitong

@fifitong_retratos

https://www.facebook.com/fifi.tong.9

fifitong@terra.com.br

Contato:+55 11 9 8443 5753