Rafael M. Sgari

Meu interesse pela fotografia começou bem cedo, quando eu era criança e era levado aos estúdios para obter fotos 3x4. Naquele tempo as cameras eram analógicas, e eu me encantava tentando entender o porquê daquela estrutura toda de cabos, flashes e sombrinhas para um simples retrato 3x4. Meus pais tinham uma câmera Yashica Me1, e me recordo de eles comentarem que não conseguiam fazê-la funcionar direito. Acredito que por ter regulagem manual, e não terem o conhecimento necessário, foi a causa da frustração. Achei interessante o fato de ter uma câmera relativamente cara para a época, porém ser tão complicado capturar uma simples foto.

Muitos anos depois, comecei a viajar, e com isto, veio a oportunidade de registrar os locais por onde eu passava. Ressurgiu então o meu interesse pela fotografia. Costumo dizer que a consequência de minhas viagens era a fotografia, e hoje a consequência da minha fotografia são as viagens, que acabo planejando com bastante antecedência e sempre buscando um olhar voltado tanto para a natureza quanto para a parte cultural.

Carrego na minha bagagem quase uma dúzia de países. Cada vez mais me interesso em conhecer as diversas culturas deste mundo, e cada vez melhorar mais a minha fotografia. Sou extremamente autocrítico, e isto me auxilia a buscar constantemente a melhoria.

Foto: Roberto Martinez

Áreas de Interesse:

Paisagens, Retratos, Fotografia de Rua, Fotografia de Viagem

Referências Fotográficas:

Steve McCurry, Sebastião Salgado, Elia Locardi

Midias Sociais: