WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.07.04.jpeg

Quantas histórias cabem num álbum de foto

Vendo algumas fotos antigas de família, percebi atitudes e comportamentos de um avô que não reconhecia.  Já nossa convidada Ulla, ao revisitar os álbuns de família, abriu as portas do grande repositório da memória, lembranças e novas narrativas construídas a partir dos fatos.  O Professor Ivo Canabarro utiliza a fotografia como fonte de produção de conhecimento – quem sabe não descobrimos mais sobre as minhas pesquisas e da Ulla?

Viviane Monteavaro.jpg

VIVIANE MONTEAVARO
 

    Sou Designer de Serviços, simplificadora de processos, educadora, especialista em Educação a Distância e UX Design, Gestora de Projetos, Fotógrafa e Guia de Turismo e entusiasta pela fotografia.

    Sempre gostei de fotografia e meu TCC (2009), trabalhei biografia a partir de um álbum fotográfico da década de 40, de meu avô.

    Estudei técnicas de revelação e algumas câmeras para entender a história sobre a perspectiva técnica fotográfica; não evoluí no estudo, mas acabei comprando uma Nikon e fotografando por hobby.

 

    Hoje, atuou com mentoria na área de organização e produtividade, faço parte do grupo educacional das Co11ectadas; sou Guia de Turismo atuante na startup @campeibr e faço a gestão do grupo TripFunPhoto, um grupo nômade de fotografia e oportunidades para fotógrafos.

    Acredito na aprendizagem a partir de experiências e percorro uma trilha de conhecimentos no tripé “educação, turismo e fotografia”.

Convidada Ulla von Czekus (2).jpg

Ulla von Czékus (Salvador, BA, Brasil) 
 

   Artista visual e fotógrafa.Da mãe herdou o prazer e o fascínio pelo cultivo das plantas. Influenciada por seu pai – fotógrafo  por hobby que adorava produzir imagens dos momentos familiares –, desde criança, aproximou se da visualidade da fotografia. Quando adulta, conjugou esses dois fazeres em um só para  reflexionar sobre a transformação da vida mesma.

   Explora, em seus trabalhos, não apenas  imagens em estúdio do universo da botânica, mas também uma conversação entre a  característica indelével do tempo e a impermanência da vida humana – idêntica às das folhas,  frutos, sementes que fotografa.

   Hoje, seu trabalho se debruça sobre pensar a vida como  experiência contínua diante de suas resplandecências e, concomitantemente, de sua marcante  efemeridade.

www.ullastudio.com 

@ulla.studio 

ullaczekusphotos@gmail.com 

55 71 98720-8123

Convidado_Ivo Canabarro (1).jpeg

Prof. Dr Ivo dos Santos Canabarro

   Pesquisador Gaúcho Fapergs _PqG edital 07/2021. Pesquisador associado a UNESCO na cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras Pós doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de doutorado na l'Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Instituto de Cinema e Audivisual com orientação de Philippe Dubois. mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
    Atualmente é professor adjunto III da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação de História presencial e EAD, graduação de medicina e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, história, patrimônio, cultura, família, memória e representação e direitos humanos. É vice lider do Grupo de Pesquisa ARCA-Núcleo de Estudos Agrários e Culturais sediado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisador do gripo de pesquisa Mundus - Direitos Humanos, Governaça e Democracia - UNIJUI. Pesquisador do GT - Imagem, Cultura Visual e História - ANPUH.