Novo banner.jpg

EntreVista 3 - Onde estamos ? Pra onde vamos ?

   Somos diariamente bombardeados por uma profusão de fotografias através da internet. Todo mundo fotografa!
   Concomitantemente, nos locais de exposições, nos portfólios virtuais ou nos resultados de concursos fotográficos divulgados na imprensa especializada, já não vemos apenas a fotografia documental e a imagem fotojornalística, ou os emocionantes retratos e as belas paisagens naturais e urbanas. Novos olhares aparecem sobre esses mesmos temas e sobre o mundo em que vivemos e “paradigmas fotográficos” são quebrados.
   No meio desse “todo mundo fotografa”, encontram-se pessoas oriundas das mais diversas formações e com diferentes relações com a fotografia.
   Com tantos envolvimentos e entendimentos diferentes em relação à arte fotográfica, surgem questionamentos sobre o ato fotográfico e sobre o que é relevante hoje numa fotografia. E, ao procurar um caminho para trilhar nessa arte, outras dúvidas surgem.
   Trazer uma luz sobre o panorama atual da fotografia no Brasil e no mundo, bem como sobre para onde aponta a bússola dessa arte são os principais objetivos da Entre Vista com Lilian Barbon e Ricardo Esteves.

Gerson.jpg

   Gerson é fotógrafo profissional e professor de fotografia desde 2002. Atua na área de fotografia de eventos sociais e corporativos e de retratos. No campo do ensino, ministra cursos básicos e avançados, para amadores e profissionais, tendo lecionado no SENACTECH, na Câmera Viajante, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa.

   Atualmente é Coordenador de Ensino do Foto Clube Porto-alegrense e desenvolve estudos relacionados à História da Fotografia e à intersecção dessa arte com as ciências e demais artes.

Ricardo Esteves.jpg

   Ricardo Esteves é pós graduado em literatura e artes pela universidade de Poitiers na França e é fotografo há 25 anos,
   Foi colaborador da agência Elite Models, Jornal do Brasil e Ministério da Cultura em Paris. Em 2014 trabalhou como fotógrafo para o presidente Francês.
   Desde 2015 ele acompanha  fotógrafos no sentido de desenvolverem a criatividade, identidade, mentalidade e um plano de ação em seus trabalhos através de uma mentoria individual.
   Ricardo Esteves acredita que o verdadeiro  artista fotógrafo se realiza somente quando os meios  são mais importantes que os fins na sua arte, vivê-la intensa e obsessivamente em qualquer nível  de  conhecimento, ou seja, amador, semi-profissional ou profissional.
   Atualmente Ricardo mora em Paris, desenvolve seu trabalho fotográfico autoral além de organizar exposições coletivas e individuais para si e seus mentorandos.

   Lilian Barbon é fotógrafa e artista visual. Professora e coordenadora do “Curso de Fotografia e Arte” na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis-SC.
   Dedica-se a pesquisa e produção na área das artes visuais com foco na fotografia expandida e alternativa, com temáticas relacionadas ao corpo, identidade e autorrepresentação. Busca a ressignificação da imagem fotográfica através do cruzamento de outras linguagens e técnicas artísticas, criando novas construções e hibridismos.
   É mestre e bacharel em artes visuais e especialista em fotografia.    Desde 2002 realiza pesquisas na área da fotografia artística, participando de exposições e festivais de fotografia dentro e fora do país. Possui diversas premiações na área e atua como instrutora em cursos, oficinas e workshops  de fotografia e artes visuais.
   No ano de 2020 ministrou o workshop “Fotografia Híbrida” no PEF - PARATY EM
FOCO – Festival Internacional de Fotografia de Paraty; realizou a exposição “Memórias Subterrâneas”, no Espaço Cultural Toque de Arte – UNESC e participou da exposição “Quarentena Projeta”, realizado pela Mídia Ninja e IMS.
   No ano de 2021 foi fotógrafa convidada para o  iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes – Portugal, no BFOTO 2019 - Festival de Fotografía Emergente en Barbastro - Espanha e do Foto em Pauta: Festival de Fotografia de Tiradentes - MG.
   Entre suas exposições individuais, destacam-se: “Memórias Subterrâneas”, “Memórias”, “Paisagens Transversas”, “Women’s”, “Autorretrato” e “Cronofotografias do Self”.