WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.07.04.jpeg

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Esta oficina tem como objetivo mostrar aos participantes como são as diferentes formas de se retratar uma família e como direcionar o planejamento e execução do trabalho, abordando também as características técnicas e de linguagem de cada forma. Além disso, cada participante terá como trabalho de curso a realização de duas sessões de fotografias com uma família, que deverá ser obtida pelo próprio participante.

Gerson.jpg

Instrutor: Gerson Turelly. Fotógrafo profissional e professor de fotografia desde 2002, também sou bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS. Essa formação acadêmica aliada à passagem por instituições de grande porte como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Alcan – Alumínio do Brasil em convergência com o trabalho como fotógrafo e a experiência dos anos em sala de aula e pesquisa trouxeram-me um envolvimento particular com a fotografia. Tal envolvimento propiciou-me um trânsito fluído entre a fotografia profissional e a amadora, entre o ensino e a prática profissional e entre o público comum e o público corporativo.

Proposta de Oficina

Curso: Fotografia de Família

Data: 8, 15 e 22/06/2022

Horário: 14:30 às 17:00

Carga Horária Total: 7,5 horas

Conteúdo

Aula 1

  • O que é a fotografia de família e como pode ser realizada (retrato, ensaio, documental)

  • Considerações sobre técnicas fotográficas aplicadas 

  • Considerações sobre linguagem, estilo e roteiro

  • Proposição do Trabalho de Casa 1

Aula 2

  • Avaliação do Trabalho de Casa 1

  • Proposição do Trabalho de Casa 2

Aula 3

  • Avaliação do Trabalho de Casa 2

No campo do ensino, ministro cursos básicos e avançados de fotografia, tanto para fotógrafos amadores como para profissionais, inclusive, atendendo in company, tendo passagem como professor de fotografia no SENAC-RS e como Coordenador de Ensino na Câmera Viajante – Escola de Fotografia. Atualmente, leciono no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e sou Coordenador da Comissão de Ensino do Fotoclube Porto-alegrense e desenvolvo estudos e trabalhos ligados à Historia da Fotografia e à intersecção dessa arte com as ciências exatas e humanas bem como com outras artes.

Fui premiado/selecionado nos seguintes concursos fotográficos:
2021 – Selecionado para a XXII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores
2021 – Finalista no Concurso Fotográfico “Virada Sustentável – Praias de Porto Alegre”
2021 – Finalista do 10º Concurso Fotográfico Internacional “24 Snapshots bike” – promovido pela Associazione AENEIS 2000 – Brindisi – Itália
2021 – Finalista no VI Concurso CSIF de Fotografia “Igualdad y Respeto” – Cádiz – Espanha
2020 – Finalista do 9º Concurso Fotográfico Internacional “24 Snapshots bike” – promovido pela Associazione AENEIS 2000 – Brindisi – Itália

Exposições:

“POA 250 anos”, coletiva, na Galeria Escadaria – abr/2022
“Virada Sustentável de Porto Alegre”, coletiva, na Galeria Escadaria –  nov/2021
“Street Expo Photo”, coletiva, na Galeria Escadaria – dez/2020 e dez/2019