Novo banner.jpg

Entrevista 3 - Onde estamos ? Pra onde vamos ?

Gerson.jpg

   Gerson é fotógrafo profissional e professor de fotografia desde 2002. Atua na área de fotografia de eventos sociais e corporativos e de retratos. No campo do ensino, ministra cursos básicos e avançados, para amadores e profissionais, tendo lecionado no SENACTECH, na Câmera Viajante, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa.

   Atualmente é Coordenador de Ensino do Foto Clube Porto-alegrense e desenvolve estudos relacionados à História da Fotografia e à intersecção dessa arte com as ciências e demais artes.

Ricardo Esteves.jpg

Ricardo Esteves é pós graduado em literatura e artes pela universidade de Poitiers na França e é fotografo há 25 anos,

Foi colaborador da agência Elite Models, Jornal do Brasil e Ministério da Cultura em Paris. Em 2014 trabalhou como fotógrafo para o presidente Francês.

Desde 2015 ele acompanha  fotógrafos no sentido de desenvolverem a criatividade, identidade, mentalidade e um plano de ação em seus trabalhos através de uma mentoria individual.

Ricardo Esteves acredita que o verdadeiro  artista fotógrafo se realiza somente quando os meios  são mais importantes que os fins na sua arte, vivê-la intensa e obsessivamente em qualquer nível  de  conhecimento, ou seja, amador, semi-profissional ou profissional.

Atualmente Ricardo mora em Paris, desenvolve seu trabalho fotográfico autoral além de organizar exposições coletivas e individuais para si e seus mentorandos.

Lilian Barbon é fotógrafa e artista visual. Professora e coordenadora do “Curso de Fotografia e Arte” na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis-SC.

Dedica-se a pesquisa e produção na área das artes visuais com foco na fotografia expandida e alternativa, com temáticas relacionadas ao corpo, identidade e autorrepresentação. Busca a ressignificação da imagem fotográfica através do cruzamento de outras linguagens e técnicas artísticas, criando novas construções e hibridismos.

É mestre e bacharel em artes visuais e especialista em fotografia. Desde 2002 realiza pesquisas na área da fotografia artística, participando de exposições e festivais de fotografia dentro e fora do país. Possui diversas premiações na área e atua como instrutora em cursos, oficinas e workshops  de fotografia e artes visuais.
No ano de 2020 ministrou o workshop “Fotografia Híbrida” no PEF - PARATY EM
FOCO – Festival Internacional de Fotografia de Paraty; realizou a exposição “Memórias Subterrâneas”, no Espaço Cultural Toque de Arte – UNESC e participou da exposição “Quarentena Projeta”, realizado pela Mídia Ninja e IMS.
No ano de 2019 participou com exposição no 6º. iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes – Portugal, no BFOTO 2019 - Festival de Fotografía Emergente en Barbastro - Espanha e do Foto em Pauta: Festival de Fotografia de Tiradentes - MG.
Entre suas exposições individuais, destacam-se: “Memórias Subterrâneas”, “Memórias”, “Paisagens Transversas”, “Women’s”, “Autorretrato” e “Cronofotografias do Self”.