WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.07.04.jpeg

Livros de fotografia: histórias e/ou coleções?

Livros de fotografias: Contam histórias e/ou são apenas coleções de imagens? Como são pensados, criados e editados? Isso e muito mais conversaremos com dois grandes fotógrafos e experts no assunto, Fernando Bueno e Flávio Wild.

douglas fischer_festival.jpg

Douglas Fischer - Três de Maio RS

   Fotógrafo por paixão, pois a profissão (por enquanto) é ser Procurador Regional da República, membro do Ministério Público Federal no Tribunal Regional Federal da 4a Região.


Mídias sociais.
Instagram: @douglasfischer_fotografiaDouglas Fischer

FLÁVIO WILD - Foto de Liana Pithan.jpg

Flávio Wild

 

Diretor da WILD STUDIO DESIGN, em Porto Alegre, é designer
gráfico, fotógrafo e arquiteto. Com 30 anos de atuação, principalmente nas áreas cultural e editorial, venceu importantes prêmios de design no Brasil e em Nova York, teve trabalhos selecionados por publicações especializadas nacionais e internacionais e
participou de mostras coletivas e individuais. Entre as publicações destacam-se:

El Mejor Diseño Gráfico de América Latina & Caribe, edição Punto Sur
Inc, Revista Print, New York (1995), e Jump – La Rivista Della Creatività
Digitale, Milão (2004).
Por sua instalação Porões da Mente da 3a Bienal do Mercosul ganhou duas distinções, o Bronze Pencil do The One Show Festival, de Nova York, e o Prêmio Ouro da Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG. Com trabalhos editoriais, venceu oito vezes o Prêmio Açorianos de Literatura nas categorias capa e projeto gráfico, em Porto Alegre, e três vezes o       Prêmio NacionalBornancini de Design.
Projeto de Pesquisa em Fotografia Contemporânea – MAC/RS
(2017); Fragmentos de Uma Cidade Invisível – MARGS (2018); Street
Expo Photo – Viaduto da Borges (2018, 2019, 2021); Percursos Poéticos –
Memorial do Rio Grande do Sul (2019); Desenhos com Luz – Espaço Cultural Correios (2019) e Múltiplos Olhares, 28 Fotógrafos – Espaço Cultural Correios (2020).

É autor do livro de contos e fotografias Silêncio em Siena (Editora 7Letras/RJ,

instagram.com/flavio.wild

facebook.com/flavio.wild

_.jpeg

Fernando Bueno - Porto Alegre

 

   Bacharel em Publicidade e Propaganda, fotografo jornalista e curador, iniciou a carreira no Jornal Zero Hora  ,foi colaborador do Jornal do Brasil , O Globo ,Estado de São Paulo e Revista Manchete.Durante vinte anos representou a The Image Bank ,hoje Getty Images no sul do Brasil .Eleito duas vezes fotografo do ano pela ARP (Associação Rio Grandense de Propaganda ), anunciante do ano com a Image Bank também eleito pela ARP. Desde 1976 possui seu próprio estúdio . Suas fotos estão catalogadas no Museé Français de La Photographie, fazem de várias coleções entre ela a Coleção Pirelli/MASP e da MEP ,Maison Europeenné de La Photographie. Participou de várias exposições coletivas e individuais tais como a Bienal de Roma e da Bienal de Fotografia de Bogotá .

É sócio da BuenasIdéias com o escritor Eduardo Bueno que já editou mais 50 titulos ligados a memória e história do Brasil . Em 2002 foi um dos fundadores do Canela Foto Workshops e em 2013 ajudou a criar o Canela Instituto de Fotografia do qual é o diretor executivo e curador de várias exposições e  da coleção de fotografia do Instituto Cultural Laje de Pedra